sábado, 2 de junho de 2012

Corriola-do-Espichel (Convolvulus fernandesii)





Corriola-do-Espichel (Convolvulus fernandesii P.Silva & Teles)
A "Corriola-do-Espichel" pode não ser dotada duma beleza surpreendente, mas é, em todo o caso, uma jóia rara,  porque é um endemismo português e, para mais, restrito à área do Cabo Espichel e ao litoral da Serra da Arrábida. Rara, mas também difícil de encontrar, porque tem o seu habitat limitado ás escarpas e fendas abertas ao longo das arribas do litoral. Eu próprio o posso dizer, porque só à terceira tentativa é que consegui deparar com ela  no fundo duma ravina cavada na falésia, a que se tem acesso seguindo por um carreiro traçado e frequentado, suponho eu, por pescadores, carreiro que, tendo em conta o declive, não é recomendável a senhoras com sapatos de salto alto, nem a cavalheiros com sapatos com gáspeas de sola.
Trata-se dum arbusto ramificado, com flores brancas, mais ou menos frondoso, consoante a profundidade e qualidade do solo onde se encontra implantada e que se comporta como planta trepadeira que se enrola no suportes mais próximos, geralmente, outras plantas. As silvas fazem, frequentemente, esse papel como no caso que descrevo. 
Porque se trata duma espécie rara, faz sentido referir que as plantas encontradas, ainda em floração, mas também já com frutos a amadurecer (v. última foto) apresentavam excelente aspecto vegetativo. Compreensivelmente, aliás, pois o local dispõe de bons sedimentos carreados pelas águas da chuva que, convergindo do altiplano da Azóia, acabam por se precipitar naquele local.
Floração: de fevereiro a junho.
(Local e data: Cabo Espichel - Serra da Arrábida; 28 - maio - 2012)
(Clicando nas imagens, amplia)


Sem comentários:

Enviar um comentário