terça-feira, 7 de abril de 2015

Alecrim-das-paredes-de-brácteas-largas (Phagnalon rupestre)



Alecrim-das-paredes-de-brácteas-largas [Phagnalon rupestre (L.) DC.]
Pequeno arbusto (10 a 40 cm) (tipo biológico: caméfito) da família Asteraceae, com caules ascendentes, revestidos de tomento branco, denso, com frequência ramificados desde a base; folhas alternas, levemente onduladas e com margens, por vezes, revolutas,  revestidas, tal como o caule, de tomento branco, sobretudo, na página inferior; flores agrupadas em capítulos ovóides, solitários, longamente pedunculados.
A suposta designação vulgar de "Alecrim-das-paredes" não faz grande sentido, visto que a planta poucas ou nenhumas semelhanças tem com o verdadeiro alecrim (Rosmarinus officinalis). Mais sentido faz o acrescento "de-brácteas-largas" na medida em que chama a atenção para uma das características que podem servir para a distinguir  do seu congénere Phagnalon saxatile, bem mais comum e que também é apodado de "Alecrim-das-paredes" ou "Alecrim-das-paredes-de-brácteas-estreitas".  
Distribuição: Região Mediterrânica e Canárias. Presente em Portugal, o Ph. rupestre tem, no entanto, uma distribuição bem mais limitada do que  o seu congénere Ph. saxatile que pode encontrar-se em todo o território do Continente. Tendo em conta os registos existentes no portal Flora.on, a sua presença está, aparentemente, limitada ao Algarve, Estremadura e Beira Litoral.
Ecologia/habitat: terrenos rochosos, pedregosos, secos, taludes, muros e paredes, geralmente sobre solos calcários.
Floração: de Março a Junho
(Local e data: Serra da Arrábida; 7- Abril - 2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário